domingo, 25 de julho de 2010

A Ficha (( Irmão X por Chico Xavier ))

João Mateus, distinto pregador do Evangelho, na noite em que atingiu meio século de idade no corpo físico, depois de orar enternecidamente com os amigos, foi deitar-se, para um merecido descanso. Sonhou que alcançava as portas da Vida Espiritual e, deslumbrado com a leveza de que se via possuído, intentava alçar-se, para melhor desfrutar a excelsitude do Paraíso, quando um funcionário de Passagem Celeste se aproximou, a lembrar-lhe solícito:


João, para evitar qualquer surpresa desagradável no avanço, convém uma vista dolhos em sua ficha...

E o viajante recebeu primoroso documento, em cuja face leu, espantadiço :


- João Mateus

- Renascimento na Terra em 1904

- Berço manso

- Pais carinhosos e amigos

- Inteligência preciosa

- Cérebro claro

- Instrução digna

- Bons 1ivros

- Juventude folgada

- Boa saúde

- Invejável noção de conforto

- Sono calmo

- Excelente apetite

- Seguro abrigo doméstico

- Constante proteção espiritual

- Nunca sofreu acidentes de importância

- Aos 20 anos de idade, empregou-se no comércio

- Casou-se aos 25, em regime de escravização da mulher

- Católico romano até os 26

- Presenciou, sem maior atenção, 672 missas

- Aos 27 de idade, transferiu-se para as fileiras espíritas

- Compareceu a 2195 sessões de Espiritismo, sob a invocação de Jesus

- Realizou 1602 palestras e pregações doutrinárias

- Escreve cartas e páginas comoventes

- Notável narrador

- Polemista cauteloso

- Quatro filhos

- Boa mesa em casa

- Não encontra tempo ,para auxiliar os filhos na procura do Cristo

- Efetuou 106 viagens de repouso e distração

- Grande intolerância para com os vizinhos

- Refratário a qualquer mudança de hábitos para a prestação de serviços aos outros

- Nunca percebe se ofende ao próximo, através de sua conduta, mas revela extrema susceptibilidade ante a conduta alheia

- Relaciona-se tão-somente com amigos do mesmo nível

- Sofre horror às complicações da vida social, embora destaque incessantemente o imperativo da fraternidade entre os homens

- Sabe defender-se com esmero em qualquer problema difícil

- Além dos recursos naturais que lhe renderam respeitável posição e expressivo reconforto doméstico, sob o constante amparo de Jesus, através de múltiplos mensageiros, conserva bens imóveis no valor de Cr$ 600.000,00 e guarda em conta de lucro particular a importância de Cr$ 302.000,00.

- Para Jesus, que o procurou na pessoa de mendigos, de necessitados e doentes, deu durante toda a vida 90 centavos

- Para cooperar no apostolado do Cristo já ofereceu 2 cruzeiros em obras de assistência social


Débito

Quando ia ler o item referente às próprias dívidas, fortemente impressionado, João acordou. Era manhãzinha...

À noite, bem humorado, reuniu-se aos companheiros, relatando-lhes a ocorrência. Estava transformado, dizia. O sonho modificara-lhe o modo de pensar. Consagrar-se-ia doravante ao trabalho mais vivo, no movimento espírita: pretendia renovar-se por dentro, reuniria agora palavra e ação.

Para isso, achava-se disposto a colaborar substancialmente na construção de um lar, destinado à recuperação de crianças desabrigadas que, desde muito, desejava socorrer.

A experiência daquela noite inesquecível era, decerto, um aviso precioso. E, sorridente, despediu-se dos irmãos de ideal, solicitando-lhes novo reencontro para o dia seguinte. Esperava assentar as bases da obra que se propunha levar a efeito.

Contudo, na noite imediata, quando os amigos lhe bateram à porta, vitimado por um acidente das coronárias, João Mateus estava morto.


(( Mensagem escrita por Irmão X, psicografada por Chico Xavier e publicada no livro "Contos e Apólogos" ))

Bem Sofrer e Mal Sofrer (( Lacordaire, Havre, 1863 ))

Quando Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque deles é o Reino dos Céus”, não se referia aos sofredores em geral, porque todos os que estão neste mundo sofrem, quer estejam num trono ou na miséria, mas ah!, poucos sofrem bem, poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir ao Reino de Deus. O desânimo é uma falta; Deus vos nega consolações, se não tiverdes coragem. A prece é um sustentáculo da alma, mas não é suficiente por si só: é necessário que se apóie numa fé ardente na bondade de Deus. Tendes ouvido freqüentemente que Ele não põe um fardo pesado em ombros frágeis. O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem. A recompensa será tanto mais esplendente, quanto mais penosa tiver sido a aflição. Mas essa recompensa deve ser merecida, e é por isso que a vida está cheia de tribulações.


O militar que não é enviado à frente de batalha não fica satisfeito, porque o repouso no acampamento não lhe proporciona nenhuma promoção. Sede como o militar, e não aspires a um repouso que enfraqueceria o vosso corpo e entorpeceria a vossa alma. Ficai satisfeitos, quando Deus vos envia à luta. Essa luta não é o fogo das batalhas, mas as amarguras da vida, onde muitas vezes necessitamos de mais coragem que um combate sangrento, pois aquele que enfrenta firmemente o inimigo poderá cair sob o impacto de um sofrimento moral. O homem não recebe nenhuma recompensa por essa espécie de coragem, mas Deus lhe reserva os seus louros e um lugar glorioso. Quando vos atingir um motivo de dor ou de contrariedade, tratai de elevar-vos acima das circunstâncias. E quando chegardes a dominar os impulsos da impaciência, da cólera ou do desespero, dizei, com justa satisfação: “Eu fui o mais forte”!

Bem-aventurados os aflitos, pode, portanto, ser assim traduzidos: Bem-aventurados os que têm a oportunidade de provar a sua fé, a sua firmeza, a sua perseverança e a submissão à vontade de Deus, porque eles terão centuplicado as alegrias que lhes faltam na Terra, e após o trabalho virá o repouso.


(( Texto retirado de O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. V - Bem-Aventurados os Aflitos ))

domingo, 18 de julho de 2010

Amanhã (( Guilherme Arantes )) -> para ouvir e refletir

Amanhã será um lindo dia,

Da mais louca alegria que se possa imaginar...

Amanhã, redobrada a força

Pra cima, que não cessa, há de vingar.

Amanhã mais nenhum mistério,

Acima do ilusório o astro rei vai brilhar.

Amanhã a luminosidade,

Alheia a qualquer vontade, há de imperar!

Amanhã está toda a esperança,

Por menor que pareça, existe e é pra vicejar...

Amanhã, apesar de hoje,

Será a estrada que surge pra se trilhar.

Amanhã, mesmo que uns não queiram,

Será de outros que esperam ver o dia raiar.

Amanhã ódios aplacados, temores abrandados, será pleno!


(( Música composta e gravada por Guilherme Arantes, disponível para ouvir ou baixar gratuitamente em: http://www.4shared.com/audio/WfcLcNhS/Guilherme_Arantes_-_Amanh.htm ))

domingo, 11 de julho de 2010

A Cólera (( André Luiz ))

A cólera não aproveita a ninguém, não passa de perigoso curto-circuito de nossas forças mentais, por defeito de instalação de nosso mundo emotivo, arremessando raios destruidores ao redor de nossos passos...

(( Ensinamento retirado do livro "Entre a Terra e o Céu", do espírito André Luiz ))

Modo de Fazer (( Emmanuel ))

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Paulo, Fil, 2:5)

Todos fazem alguma coisa na vida humana, mas raros não voltam à carne para desfazer quanto fizeram. Ainda mesmo a criatura ociosa, que passou o tempo entre a inutilidade e a preguiça, é constrangida a tornar à luta, a fim de desintegrar a rede de inércia que teceu ao redor de si mesma.

Somente constrói, sem necessidade de reparação ou corrigenda, aquele que se inspira no padrão de Jesus para criar o bem.

Fazer algo em Cristo é fazer sempre o melhor para todos:

-Sem expectativa de remuneração.

-Sem exigências.

-Sem mostrar-se.

-Sem exibir superioridade.

-Sem tributos de reconhecimento.

-Sem perturbações.

Em todos os passos do Divino Mestre, vemo-lo na ação incessante, em favor do indivíduo e da coletividade, sem prender-se.

Da carpintaria de Nazaré à cruz de Jerusalém, passa fazendo o bem, sem outra paga além da alegria de estar executando a Vontade do Pai.

Exalta o vintém da viúva e louva a fortuna de Zaqueu, com a mesma serenidade. Conversa amorosamente com algumas criancinhas e multiplica o pão para milhares de pessoas, sem alterar-se.

Reergue Lázaro do sepulcro e caminha para o cárcere, com a atenção centralizada nos Desígnios Celestes.

Não te esqueças de agir para a felicidade comum, na linha infinita dos teus dias e das tuas horas. Todavia, para que a ilusão te não imponha o fel do desencanto ou da soledade, ajuda a todos, indistintamente, conservando, acima de tudo, a glória de ser útil, "de modo que haja em nós o mesmo sentimento que vive em Jesus-Cristo".


(( Texto retirado do livro "Fonte Viva", escito por Emmanuel, psicografado por Chico Xavier ))

quinta-feira, 8 de julho de 2010

É Permitido Repreender os Outros?

19. Ninguém sendo perfeito, não se segue que ninguém tem o direito de repreender o próximo?


Certamente que não, pois cada um de vós deve trabalhar para o progresso de todos, e sobretudo dos que estão sob a vossa tutela. Mas isso é também uma razão para o fazerdes com moderação, com uma intenção útil, e não como geralmente se faz, pelo prazer de denegrir. Neste último caso, a censura é uma maldade; no primeiro, é um dever que a caridade manda cumprir com todas as cautelas possíveis; e ainda assim, a censura que se faz do outro deve ser endereçada também a nós mesmos, para vermos se não a merecemos.


20. Será repreensível observar as imperfeições dos outros, quando disso não possa resultar nenhum benefício para eles, e mesmo que não as divulguemos?

Tudo depende da intenção. Certamente que não é proibido ver o mal, quando o mal existe. Seria mesmo inconveniente ver-se por toda a parte somente o bem: essa ilusão prejudicaria o progresso. O erro está em fazer essa observação em prejuízo do próximo, desacreditando-o sem necessidade na opinião pública. Seria ainda repreensível fazê-la com um sentimento de malevolência, e de satisfação por encontrar os outros em falta. Mas dá-se inteiramente o contrário, quando, lançando um véu sobre o mal, para ocultá-lo do público, limitamo-nos a observá-lo para proveito pessoal, ou seja, para estudá-lo e evitar aquilo que censuramos nos outros. Essa observação, aliás, não é útil ao moralista? Como descreveria ele as extravagâncias humanas, se não estudasse os seus exemplos?


21. Há casos em que seja útil descobrir o mal alheio?

Esta questão é muito delicada, e precisamos recorrer à caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só prejudicam a ela mesma, não há jamais utilidade em divulgá-las. Mas se elas podem prejudicar a outros, é necessário preferir o interesse do maior número ao de um só. Conforme as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode ser um dever, pois é melhor que um homem caia, do que muitos serem enganados e se tornarem suas vítimas. Em semelhante caso, é necessário balancear as vantagens e os inconvenientes

(( Textos retirados do O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. X ))

Motive-se (( Goethe ))

"No momento em que nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma, o poder, o gênio e a magia.”

(( Goethe ))

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Parábola da Rosa (( Autor Desconhecido ))

Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente.

Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou: "Como pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?"

Entristecido por este pensamento, ele recusou-se a regar a rosa e antes mesmo de estar pronta para desabrochar, ela morreu.

Assim é com muitas pessoas... Dentro de cada alma há uma rosa: são as qualidades dadas por Deus.

Dentro de cada alma temos também os espinhos: são as nossas faltas.

Algumas vezes olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos.

Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.

Nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e conseqüentemente, isso morre.

Nunca percebemos o nosso potencial.

Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas. Portanto, alguém deve mostrar a elas.

Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor.

Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas.

Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições.

Se mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão seus próprios espinhos.

Só assim poderão desabrochar.